13.8.09

Até que ponto a tecnologia nos ajuda?!


A tecnologia veio para facilitar nossas vidas, e quanto a isso nao podemos reclamar!
Hoje, devido a correria do dia-a-dia, procuramos realizar atividades cada vez mais rápido. Não é por preguiça, e sim por escassez de tempo! E é exatamente nesse ponto que ela entra... Fazemos praticamente tudo pela internet, pagamos contas, alugamos filmes, pedimos comida, sacamos dinheiro do banco, nos matriculamos em cursos, fazemos até ''faculdade''... Tudo isso sem sair de casa! Parece um sonho não é mesmo? Ter o mundo inteiro dentro de um aparelho que, se formos colocar no papel, você pagou baratíssimo.
Mas então qual é o problema???
Talvez você esteja um pouco desatualizado porque os jornais, as revistas e os emails que você recebe nao te informam sobre isso. Afinal, quem quer ligar a TV ou o computador e ser bombardiado com desgraças? A sua vida já tem problemas demais pra se preocupar com os dos outros não é? Puro egoísmo dessa humanidade que foi criada para ser assim. Além do mais, por que ''eles'' (você sabe a quem estou me referindo) iriam querer um cidadão bem informado, para gerar problemas? Para questionar suas atitudes? Para se importar com o que está sendo feito do nosso país? Acho que não. Eles preferem continuar roubando o NOSSO dinheiro, viajando, comprando casas, educando seus filhos, jantando em restaurantes caros, com os NOSSOS impostos. Sendo que esses, deveriam ser revertidos em melhores condições de vida para NÓS! E quanto a isso, quais são as providências que estamos tomando?!
Vamos aos dados:
"A Polícia Federal, em sua maior operação no ano, prendeu 76 pessoas por uma série de fraudes financeiras cometidas via internet. A ação dos criminosos evidencia o descaso dos banqueiros com a segurança virtual, que, segundo a própria federação dos bancos (Fenaban) gera desvios de até R$ 1 bilhão ao ano.
No final de 2008, a Microsoft colocou o Brasil na sexta posição no ranking mundial de ataques de “malwares” (softwares malignos), cujo principal objetivo é roubar logins e senhas de banco. No primeiro semestre daquele ano, o número de ataques cresceu 92% no país em relação a 2007, contra aumento de 43% na média do resto do mundo.
Também no fim de 2008, um levantamento realizado por especialistas em Direito na internet e divulgado pelo site Espaço Vital, mostrou que o número de decisões judiciais envolvendo problemas virtuais superaram 17 mil contra apenas 400 de 2002, aumento em mais de 4.000% em aproximadamente seis anos. Grande parte destes crimes, ainda segundo o estudo, decorre da falta de segurança bancária.
“Não é difícil relacionar esses números com a facilidade que os criminosos têm em assaltar o chamado mundo virtual. O aumento de segurança está ligado diretamente a investimentos. Portanto, se não é difícil praticar esses crimes é porque não há investimento suficiente”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino."
''Aqueles que procuram emprego com a ajuda da internet precisam ficar atentos quanto aos sites para os quais fornecem informações pessoais – se a empresa não for confiável, esses dados podem ser usados em fraudes. O alerta foi dado pela iProfile, da área de recrutamento, que fez um estudo para analisar a vulnerabilidade dos internautas em parceria com a Polícia Metropolitana de Londres e a organização IAAC, ligada à proteção de informação.''
''Essa semana estava vendo a lista dos sites que fazem link para o meu blog e percebi que um deles tinha uma cópia exata do conteúdo de um dos meus artigos, inclusive usando as fotos hospedadas no meu servidor (hotlinking). O fato dele colocar um link para o artigo original não me deixou a vontade com a idéia de um outro blog usar meus artigos para ganhar dinheiro. Eu tinha que evitar que isso acontecesse.''


Agora você entendeu? Na mesma proporção que a tecnologia nos fornece benefícios, ela também nos prejudica. Quantas pessoas foram enganadas por sites de empregos, relacionamento, vendas e afins? Quantos amigos seus já caíram em um ''golpe virtual''?
Por isso, fique atento! Porque talvez tentando facilitar, você complique ainda mais a sua vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sigo, leio e recomendo!