2.1.12

Bom dia


Acordei com um sonho ruim na cabeça. Daqueles amargos, tristes, que chegamos a sentir o desespero, a tensão no ar. Mas, não quero dizer nada com isso. Longe de mim, acreditar que sonhos são previsões ou algo do gênero. Não tenho muito conhecimento a respeito. No entanto, costumo achar que eles são válvulas de escape do nosso cotidiano. Uma espécie de lugar onde extravasamos todas as nossas raivas, incompreensões, vontades, amores. Onde podemos viver, mesmo que inconscientemente, mesmo que de um jeito irreal, tudo aquilo que desejarmos. Um lugar onde o nosso cérebro descansa do nosso caos diário.

Contudo, hoje não quero falar de sonhos. Quero falar de algo mais singelo, de um gesto que me tirou o fôlego, pela manhã. Eu abria o portão, com olhos tristes, ainda abarrotados pelo sonho conturbado. Já estava ali pensando que este poderia ser mais um daqueles dias de solidão. Não porque eu esteja só, mas porque minha alma se sente solitária. E foi então, que aquele senhor apareceu. Olhou-me por trás dos óculos de grau, com uma inocência tamanha, que quase me pareceu um carinho. Ele caminhava com um ar despreocupado, contente, segurando uma sacola de pão. Nunca o tinha visto antes. Não sei onde ele mora. Mas, hoje passamos de um jeito tão corrido pela vida, que é até provável já tê-lo visto certa vez, mas não ter reparado de verdade.

Ele me olhou dentro dos olhos, poucas pessoas fazem isso. E com aquela simplicidade, desejou-me um bom dia. Foi isso, alguém estranho me dizendo algo simples. Muitos dirão que isso não denota a menor importância. No entanto, naquele momento, foi um gesto de extrema grandeza.

Aquele olhar singelo e aquele cumprimento foram reais. Diferentes do meu sonho. Eles encontraram minha alma solitária e lhe acariciaram. Mostraram a ela que não é preciso de algo grande para sê-lo. Aquele senhor deixou escancarado em seu gesto a necessidade de aprendermos a amar o simples. Talvez o que nos faz sangrar por dentro, o que nos tira a paz, seja justamente não enxergar a beleza, não nos encantarmos mais com os pequenos gestos.

3 comentários:

  1. Pois é, em alguns dias Deus envia seus anjos na terra para acalentar os corações de quem está aberto aos pequenos detalhes. Já conheci anjos assim. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Primeiramente: Uau! Quanto tempo.
    É bom viajar lendo um texto seu. Realmente, existem muitos momentos em que pequenos gestos passam desapercebidos em nosso dia-a-dia. Como já dizia o velho ditado: "A alegria está na simplicidade". Por esse motivo, muitas vezes perdemos pequenas parcelas dessa alegria. Mas, nada que um bom senhor com uma "bom dia" não resolva. hauhau Beijos.

    ResponderEliminar
  3. "Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante".A busca pelo luxo e inalcançável são,com certeza,a principal razão da nossa infelicidade e insatisfação.Se nós não conseguirmos nos deliciar com a simplicidade e a sutileza vamos estar sempre achando que nos falta algo para ser feliz.

    ResponderEliminar

Sigo, leio e recomendo!