13.5.11

Tic Tac

Uma vez um amigo me disse:

"O tempo não pára pra você recolher os cacos do que foi quebrado."

Desde então eu percebi que para certas atitudes não há uma segunda chance. A vida continua e o mundo realmente não pára porque você brigou com os pais, terminou com o namorado ou não tem dinheiro pra pagar a conta do mês. Por mais que os amigos estejam por perto para nos consolar ou ajudar nos momentos difíceis, a responsabilidade dos nossos atos é somente nossa. Ninguém pode decidir ou consertar as coisas por nós.

A partir dessa reflexão é necessário que estejamos sempre em equilíbrio interiormente. Alguns dirão que é impossível, pois o ser humano não apenas vive no caos, como também é o próprio caos. Eu discordo. Penso que, se tentarmos de verdade, conseguimos controlar nossos pensamentos, ações, desejos, enfim, nos controlar. É ilusão achar que podemos também controlar o outro, mas o nosso eixo conseguimos endireitar.

Quando estamos em equilíbrio passamos essa imagem para frente e estimulamos as outras pessoas ao nosso redor a também buscá-lo. Isso acontece muito com a alegria. Quando alguém é alegre, contagia os outros... Alegra.
Precisamos agir de forma correta, para que assim possamos esperar um retorno.

Parece até uma receita de bolo ou um trecho de um livro de auto-ajuda. Mas é preciso enxergar além, é preciso mudar nos pequenos detalhes de seu cotidiano para alcançar algo mais.
Disse uma professora:

"A partir do momento que você solta as palavras, elas não pertencem mais a você.''

Entendi isso de duas formas:
1- Cuidado com o que diz, pois sempre tem alguém ouvindo e essa pessoa pode não entender da melhor forma.
2- As palavras são perigosas, têm muito poder.
Isso implica em um controle diário e sistemático do que dizemos. De modo que nesse espaço eu já posso ter cometido muito erros.

O que eu quero dizer com tudo isso é que ter controle, ou tentar tê-lo, não significa uma vida perfeita, mas sim a tentativa de ser o melhor que você pode a cada dia.

4 comentários:

  1. OAHOEAHOO nossa, é até engraçado .. eu fiquei pensando a semana inteira sobre tudo isso que você mencionou no texto. Sobre as palavras terem um grande poder, ainda mais quando dizemos ''na hora errada''(e vamos combinar, sempre acontece comigo:/) oahaoehoa e sobre o equilibrio, concordo com você nos estimulamos outras pessoas e acho tbm q atraimos coisas boas.. adorei o texto de verdade :D como sempre seus textos sao otimos! ;)

    ResponderEliminar
  2. te vi aqui, como sempre. sinto sua falta.

    ResponderEliminar
  3. P E R F E I T O !!!
    Uma importante reflexão que é válida para a vida de qualquer pessoa, bem como para com os relacionamentos com as demais pessoas, seja em casa, na vida afetiva ou na vida profissional/social. Pensar e refletir antes de agir é sempre a melhor saída. Buscar o diálogo é o passo seguinte.
    MAS... somos humanos e estamos sujeitos a falhar.

    Belo texto Nat...
    Beijão!!!

    ResponderEliminar
  4. Será? As vezes tropeçar é preciso, talvez uma forma de nos libertar das amarras, da rotina, do comum. não acha? gostei.. escreve bem.

    ResponderEliminar

Sigo, leio e recomendo!